O fotodocumentarista Heitor Rodrigues, lança na próxima quarta-feira, dia 13, no Centro de Cultura João Gilberto, às 19 horas, em Juazeiro, norte da Bahia, seu terceiro livro documentário.
Com o título [às] Margens do Olhar, a obra traz imagens da realidade das pessoas em situação de rua dos municípios de Juazeiro (Bahia), Petrolina (Pernambuco) e São Paulo (capital).
O prefácio do livro é de autoria do agente social, o padre Júlio Lancelotti, pároco episcopal da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo. O trabalho teve concepção e captação de imagens há mais de dois anos.
“Venho acompanhando essas pessoas desde 2022; pessoas que estão à margem da sociedade e todos com grandes histórias. Vivenciar isso, foi muito impactante. Toda parte textual do livro são as histórias dessas pessoas”, revela o fotógrafo Heitor Rodrigues.
Em um trecho do prefácio, o religioso destaca a relação da fotografia com o afeto, o amor e a dor. "Que a foto seja o afeto, que o afeto seja fotografado, que a vida seja perpetuada no momento do amor, no momento da dedicação, no momento em que eles estão documentando a dor e o amor", cita o padre Lancelotti em seu texto.
O lançamento do livro-documentário será acompanhado de uma exposição fotográfica com os personagens que integram a obra. “Junto com o lançamento do livro, haverá uma exposição fotográfica com as pessoas que ilustram a publicação com suas imagens e suas histórias”, afirma Rodrigues.
Este é o terceiro livro-documentário do fotógrafo Heitor Rodrigues. O primeiro, “Juazeiro: Luz e Sombras", foi em e-book em 2020. O segundo, “Pirilampos da Caatinga”, lançado em 2021, traz um mergulho na cultura de vaqueiros de Uauá, cidade também do norte da Bahia.
[às] Margens do Olhar é um projeto que foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia, direcionado pelo Ministério da Cultura.