segunda-feira, 7 de julho de 2025

Educandário Cordolina Loup ganha documentário que conta a sua história


Link para o vídeo:
https://youtu.be/DX8S08W91nI

Desde 1956, existe na margem da BR 415 (Ilhéus-Itabuna) uma instituição que é uma verdadeira bênção para a região, sobretudo para as centenas de crianças que passaram por lá (hoje adultos que vivem em diversos estados brasileiros e também ouros países). A maioria dos itabunenses conhecem o Educandário Cordolina Loup Graças à Irmã Catarina, uma freira que andava pelas ruas da cidade vendendo deliciosos biscoitos, para ajudar nas despesas da casa.

O Educandário Cordolina Loup Reis existe graças à generosidade do Coronel Henrique Alves dos Reis, que doou o terreno à Congregação Nossa Senhora dos Humildes, que com a ajuda de diversas empresas e órgãos públicos, além de políticos e voluntários, ali construiu um verdadeiro lar para crianças carentes, abandonadas ou simplesmente moradoras de fazendas próximas.

Nesta segunda feira, 7 de julho de 2025, foi lançado um curta metragem com um documentário, inde, com narração da diretora da instituição, Irmã Edna, são mostradas imagens e contada a história daquela casa de acolhimento. O filme foi realizado graças ao apoio concedido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), através da aprovação do projeto pela Lei Paulo Gustavo 2024. José Carlos Almeida, proponente do projeto, também é responsável pela Produção, Roteiro, Filmagem e Edição. A Direção é de Janaina Huang, que também é responsável por filmagens. Como forma de assessibilidade, foi incluído um intérprete de Libras, a linguagem brasileira de sinais.

Henrique Alves dos Reis nasceu em 19 de maio de 1861, filho de uma escrava e um padre. Tornou-se um dos grandes cacauicultores e empreendedores da sua época. Fez a doação de um pedaço da sua fazenda para a criação do Educandário Cordolina Loup dos Reis. Faleceu em 8 de janeiro de 1940.

Nascida em 1870, em Ilhéus, Cordolina Loup dos Reis participou de várias iniciativas ligadas à Educação, Cultura e Assistência Social em Itabuna. Foi a segunda esposa do Coronel Henrique Alves. Faleceu em 1952, sem deixar herdeiros diretos. Mas seu nome e legado segue inspirando as novas gerações. 

Maria Catarina de Carvalho Luna (Irmã Catarina de Jesus Luna) nasceu em 1904 e faleceu em 29 de outubro de 1992, aos 88 anos. Uma vida dedicada à caridade no Educandário Cordolina Loup Reis.

Com a chegada do novo milênio, o número de alunos no Educandário Cordolina Loup foi reduzindo gradativamente. Atualmente, não tem atividade educacional, mas a Irmã Edna Suzart ainda mantém uma forte atuação na evangelização e assistência a famílias de fazendas vizinhas. Os Biscoitos Irmã Catarina continuam sendo produzidos, agora sob responsabilidade da Irmã Edna. E continuam deliciosos!

Nenhum comentário: