terça-feira, 14 de abril de 2020

A Ilha do Jegue


A ilha fluvial do rio Cachoeira, cujo restos ainda hoje podem ser observados ali em frente ao Ed. Módulo Center (onde também está localizada a Passarela da Ilha do Jegue), ocupava uma área coberta d vegetação com cerca de 2 hectares.

Foi chamada de Ilha da Marimbêta, Ilha do Capitão Aristeu, Ilha Temistocles, passando a ser chamada, com o passar das décadas, de Ilha do Jegue. As primeiras denominações originaram-se dos seus proprietários. "Marimbêta", por fazer parte da propriedade de mesmo nome, pertencente a Félix Severino do Amor Divino, seu primeiro dono; "Temistocles" Lisboa foi outro proprietário; "Aristeu" por ter sido arrendada ao capitão Aristeu Marques, antigo delegado de polícia da cidade, que ali montou um estábulo com uma pequena chácara.

Segundo o jornalista Ederivaldo Benedito, a "Ilha do Jegue" recebeu esse nome exatamente por causa da história do jegue que ficou preso na ilha durante a enchente de 1967 e morreu afogado. Contudo, esse evento apenas ratificou o então apelido da ilha que, inclusive, até aquela época tinha uma extensão maior. Roceiros e fazendeiros, antes da enchente e em anos anteriores, levavam os seus animais para pastarem por sobre a ilha, até o fatídico mês de dezembro de 67, quando o centro da cidade foi tomado pelas águas do Rio Cachoeira. O nome "Ilha do Jegue" já estava na boca do povo, na mesma perspectiva de que muitos itabunenses, durante muito tempo, chamavam a Rua Adolfo Maron de "Rua da Doll", devido a uma loja de vestuário feminino que, durante os anos 90, fez muito sucesso na cidade.

Tendo sua extensão cada vez mais diminuída ao longo dos anos, a Ilha do Jegue praticamente desapareceu, até que, no quinto mandato da gestão do prefeito Fernando Gomes, foi construída no local uma passarela de pedestres interligando o estacionamento da Câmara Municipal de Itabuna com a Avenida Firmino Alves (Beira-Rio, próximo ao Edifício Módulo Center). O pilar central da passarela foi fincado em cima da "Ilha do Jegue" e o prefeito oficializou o termo como nome do novo acesso entre os dois lados do Rio Cachoeira. A partir de então, todos os itabunenses e visitantes da cidade passaram à possibilidade de se sentirem "em cima" da ilha, na Passarela da Ilha do Jegue, atualmente um dos cartões postais da cidade.
[Colaborou: Eric Thadeu]

Nenhum comentário: