quarta-feira, 3 de junho de 2020

Helenilson Chaves



Helenilson Jorge de Almeida Chaves, muito além de um grande empreendedor, foi um cidadão de um coração enorme, um empresário de uma visão futurista, um capitalista que se preocupava e fazia muito pelo social, valorizava seus colaboradores e os incentivava ao crescimento.

Apaixonado por Itabuna, Helenilson apostava na educação de sua juventude como caminho único para o seu desenvolvimento. Para isso, criou programas de incentivo e distribuiu bolsas de estudos para universidades. Através da fundação Manoel Chaves criou a escola infantil para as crianças do bairro da Banabeira/Mangabinha. Foi o responsável direto para que Itabuna no final da década de 1970 e principalmente as de 80 e 90, tivesse a sua maior mudança e seu maior crescimento de toda sua história.

Presidente da Cia. Brasileira Exportadora SA, criou outras empresas, diversificando para outras atividades como a Chaves Empreendimentos imobiliários Ltda,, dando início à verticalização e tornando nossa cidade uma pequena metrópole. Contra muita gente, apostou e construiu o Shopping Jequitibá Plaza, modernizando e incentivando assim o comércio da Região Cacaueira. Rompeu fronteiras e elevou o nome de nossa cidade ao implantar a primeira esmagadora de óleo vegetais no Oeste da Bahia, (implantação da Olvebasa S/A em Barreiras-BA).

Foi, sem duvida alguma, o Grupo Manoel Chaves, com a genialidade, a garra, o empenho e principalmente o amor que Helenilson teve por Itabuna, que a levou a ser a quarta maior cidade do interior da Bahia, ficando atrás apenas de Simões Filho, Feira de Santana e Camaçari.

Em 1986 eu lhe perguntei porque não sairia candidato a prefeito. Ele prontamente me respondeu: "eu tenho muito mais condições de fazer algo por Itabuna como empresário do que como prefeito". A princípio não entendi, mas o tempo me mostrou que ele tinha razão, e gracas a Deus pude acompanhar e testemunhar seus feitos.

Em nome de Itabuna só temos que dizer "Obrigado Helenilson Chaves e família"!

Por Esdras Mendonça (Dinho)

Nenhum comentário: