Ele viveu pouco tempo (apenas 65 anos), mas fez muito mais pela cidade de Itabuna do que podemos imaginar. Zildo Pedro Guimarães era proprietário da Fazenda Baixa Fria, localizada no bairro batizado em sua homenagem, o Zildolândia.
Graças ao seu espírito autruísta, existem hoje várias unidades estruturais, sem as quais Itabuna seria uma cidade bastante vazia. Por exemplo, ele doou os terrenos onde foram construídos o Posto de Saúde Isolina Guimarães (Lactário), a Igreja Sta. Maria Goretti, a Estação de Tratamento da Emasa, o Campo da Desportiva (hoje Centro de Cultura Adonias Filho), o Grapiúna Tênis Clube e aquela praça ao lado da Ponte do Berilo.
Fundou também a Rádio Clube (pioneira do rádio local), o jornal Diário de Itabuna, o Bloco Maria Rosa (com amigos) e o próprio bairro Zildolândia.
Nasceu em 29/06/1918 (dia de São Pedro, por isso o nome Zildo Pedro Guimarães) e Faleceu em 05/03/1984, uma segunda-feira de Carnaval. Uma curiosidade: a Rua Zildolina Guimarães se chama assim por uma junção do seu próprio nome (Zildo) e o de sua mãe (Isolina).
Um comentário:
Depois de 42 anos conseguir visualizar a foto do meu pai biológico Zildo Pedro Guimarães.
Parabéns para o Blogger História de Itabuna, por resgatar as personalidades que ajudou no desenvolvimento da região.
Postar um comentário