terça-feira, 14 de abril de 2020

Teatro ABC


É interessante, nesta foto, observar bem na extremidade esquerda, a Catedral de São José.

Sobre o prefeito que considerava o Teatro ABC um "lugar de maconheiros", a verdade é que o Teatro ABC durante algum tempo foi o principal espaço da cultura de Itabuna. Mas, com o passar dos anos, nunca tivera do poder público a atenção que merecia, se transformando num imóvel degradado, até chegar à condição de "interditado por risco de desabamento".

Em sua primeira gestão, nos anos 70, o prefeito Fernando Gomes recebeu o projeto para revitalizá-lo e resolveu fazer uma visita ao local. Na data da visita, à luz do dia, o prefeito flagrou uma grande quantidade de jovens usando drogas e fazendo sexo no local. Por essa razão, decidiu demoli-lo, não sem antes prometer que, um dia, construiria um teatro em Itabuna tão imponente quanto a importância que a cidade tem para a cultura, promessa que só seria cumprida mais de 40 anos depois, no exercício do seu quinto mandato.

A construção do novo teatro, aliás, foi um capítulo a parte na história de Itabuna, pois demorou mais de 20 anos para ficar pronto. A obra contava com aporte financeiro do Governo do Estado, mas a falta de alinhamentos políticos entre o prefeito e o governo estadual, na primeira fase da obra, e erros estruturais de engenharia, fizeram com que o canteiro tivesse os trabalhos interrompidos e abandonados.

Finalmente, em 2018, com um novo alinhamento entre Prefeitura de Itabuna e Governo do Estado, a obra foi concluída e fez nascer o hoje conhecido Teatro Municipal de Itabuna Candinha Doria.
[Colaborou: Eric Thadeu]

Nenhum comentário: