sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Fátima, uma empresa que faz parte da história de Itabuna


Os primeiros imigrantes portugueses que desembarcaram em Itabuna, Domingos Magalhães e João Alves Araújo, trouxeram na bagagem o sonho de uma vida melhor, repetindo a trajetória de milhares de patrícios. Só que, em vez de São Paulo ou Rio, Domingos e João escolheram a Região do Cacau.

Chegaram aqui e fizeram uma promessa: assim que as coisas começassem a melhorar, iriam construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. A promessa foi cumprida e o então distante Cajueiro ganhou sua Capelinha. Mais que isso: o bairro ganhou um novo nome. Por sugestão do vereador Sandoval Muniz, aprovada pelo prefeito Félix Mendonça, o Cajueiro se transformou no bairro de Fátima, que cresceu e se desenvolveu em torno da capelinha em homenagem à Padroeira.

E foi no bairro que nasceu o embrião de uma das principais empresas de transporte coletivo da Bahia. Um grupo de portugueses que trabalhavam com velhas marinetes resolveu se unir e, em 1969, surgiu o Expresso Nossa Senhora de Fátima. Como a união faz a força, a empresa não parou mais de crescer. O trabalho e a fé em Itabuna multiplicaram os cinco ônibus e a frota chegou a 70 veículos.

Em 1983, veio a fusão com a Viação São Cactano e a mudança para uma área de 10 mil metros quadrados no bairro do mesmo nome. A partir daí, além do transporte coletivo, a empresa expandiu sua atuação para o transporte turístico e empresarial. Aos 70 coletivos, somaram-se 10 ônibus de turismo.

A Viação e Turismo Nossa Senhora de Fátima operava em 27 linhas, transportando cerca de um milhão e duzentos mil passageiros por mês. Seus sete sócios sempre fizeram questão de destacar que a empresa era uma grande família, onde 450 funcionários se integravam. A Viação Fátima, adquirida em 2001 pela Expresso Rio Cachoeira.

Abílio Pereira, o homem de frente da Viação Fátima
Natural de São Sidrão, região de Trás Os Montes, norte de Portugal, Abílio Correia Pereira, filho de João Manoel Pereira e Júlia de Aquino, Nasceu no dia 15 de março de 1937. Veio para o Brasil com 18 anos, radicando-se em Itabuna, onde conheceu e casou com a Senhora Maria Alice Araújo Pereira em 07 de dezembro de 1963. Dessa feliz união nasceram dois filhos, Karla Araújo Pereira (já falecida) e Carlos Abílio Araújo Pereira. 

Foi empresário no ramo de transporte coletivo e rodoviário durante 25 anos. Foi uma pessoa carismática, de fácil comunicação, sempre disposto a servir a comunidade grapiúna, onde exerceu várias funções (presidente do Lyons Clube, Presidente da APAE, Vice Presidente da ACI, Secretaria de Transportes de Itabuna, entre outros). Militante politico, foi companheiro e amigo do Deputado Federal e Prefeito Fernando Gomes por mais de 35 anos. Abílio Pereira faleceu no dia 03 de fevereiro de 2013, após alguns anos combatendo um câncer de próstata.


Nenhum comentário: