segunda-feira, 13 de abril de 2020

Titio Brandão


O radialista Antônio Brandão de Jesus nasceu a 11 de maio de 1927, em Feira de Santana. Atuou nas principais emissoras de rádio AM do sul da Bahia, começando pela Rádio Cultura de Ilhéus, onde comandou o programa de auditório direcionado ao público infantil "Nossa Gente Pequenina", no Clube dos Comerciários, e onde ganhou o carinhoso apelido de "Titio Brandão". Trabalhou nas Rádios Clube (hoje Nacional), Jornal e Difusora em Itabuna.

Em 1957, veio para Itabuna a convite do então radialista na época, Lourival Ferreira, para trabalhar na Rádio Clube. Logo conquistou espaço como locutor e no comando de programas de auditório nos cinemas e nos clubes da cidade, inclusive em bairros e praças públicas, como o programa "O Bairro se Diverte", sucesso de público e preferência das crianças. Nos programas de auditório, trouxe muitos artistas famosos para Itabuna, como Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Ângela Maria, Altemar Dutra, Nelson Ned, Elza Soares e outros.

Foi também um homem sensível com as causas sociais, abnegado, lírico, a povoar os sonhos infantis, vestido de Papai Noel, distribuindo presentes, numa Campanha de Natal - em favor das crianças carentes - que repetiria, religiosamente, durante 25 anos ao lado do companheiro e amigo Nicácio Figueiredo. Só deixou de realizar as campanhas natalinas quando os problemas de saúde já não lhe permitiam. Em 1962, Titio Brandão, teve um mandato de vereador pelo extinto MDB (Movimento Democrático Brasileira). Exerceu o cargo até 1966.

Titio Brandão foi casado por 46 anos com Cleonice Brandão de Jesus, teve nove filhos e muitos netos. Faleceu aos 72 anos em 19 de abril de 2000.

Nenhum comentário: