sexta-feira, 17 de abril de 2020

O palhaço Carequinha visita Itabuna


A visita aconteceu no ano de 1969, segundo informações do filho de Titio Brandão, Tipem Brandão. À época, o palhaço Carequinha era considerado um dos maiores artistas do Brasil e um ídolo para as crianças entre os anos 60 e 70, tendo trabalhado em diversas emissoras de rádio e televisão e lançado vários discos que venderam milhares de cópias. Em Itabuna, ele se apresentou no Cine Catalunha, que pertenceu a  Paulo da Silva Nunes.

A professora Cássia Franco Nunes contou que o espaço se localizava aos fundos da sede da Rádio Difusora Sul da Bahia, numa área próxima ao Jardim do Ó. Pela Rádio Difusora (que tinha o filho do Paulo Silva Nunes, o senhor Hercílio Nunes, como diretor), Titio Brandão transmitia o seu programa.  No dia da apresentação do Carequinha, o Catalunha ficou lotado.

Cássia é filha de Hercílio e neta de Paulo da Silva. À época ainda criança, Cássia teve o privilégio de ser escolhida para subir ao palco e ficar bem pertinho do artista, que foi o grande mestre dos programas infantis televisivos que fez e que viriam depois, tais como o Clube da Criança, na Rede Manchete e o Xou da Xuxa, na Rede Globo. O Clube da Criança estreou com a apresentadora Xuxa Meneguel, ainda adolescente. Após ter ido para a Globo, em 1985, o programa ainda teve Angélica como apresentadora, também seu primeiro trabalho na TV. Xuxa estreou na Globo em 1986. O seu "Xou" substituiu o programa A Turma do Balão Mágico que, entre apresentadores infantis como Jairzinho e Simony, tinha o inesquecível personagem Fofão, vivido pelo ator Orival Pessini, que personificou também Patropí, no humorístico Escolinha do Professor Raimundo, um hippie que, entre falas cômicas e "viajadas", provocava reflexões importantes sobre a sociedade brasileira e suas desigualdades.

O próprio palhaço Carequinha fala da importância de ter iniciado essa leva de grandes estrelas que brilharam na TV. Deixando a modéstia de lado e reconhecendo que brincadeiras como "A Dança das Cadeiras", "A Dança da Maçã", "Quem Enche Bexigas de Ar Primeiro" e competições do tipo meninos versus meninas foram ideias lançadas por ele. Não à toa, foram aproveitadas em programas como o Clube da Criança e Xou da Xuxa, porque a diretora artística Marlene Matos foi também, durante um tempo, diretora do programa do Carequinha e, com ela na direção, estrearam os já citados programas.

Até os anos 80, o palhaço ainda brilhava nos palcos e nos circos do país. Canções como "O Bom Menino" e "A Canoa Virou" até hoje permeiam a memória afetiva de quem conheceu o seu trabalho. O seu nome de batismo era George Savalla Gomes. Nasceu em 18 de julho de 1915, em Rio Bonito/RJ e faleceu em 5 de abril de 2006, em São Gonçalo/RJ, aos 90 anos.

[Colaborou: Eric Thadeu - Com Tipen Brandão e Cássia Nunes]

Nenhum comentário: