quarta-feira, 15 de abril de 2020

Maia, o eterno guarda de trânsito


José Militão Maia Filho, mais conhecido simplesmente como MAIA, nasceu em Itabuna, aos 16 de outubro de 1959, filho de José Militão Maia e Maria José Dias Barbosa. Desde os anos 70 se destaca como uma das grandes figuraças que frequentam as ruas da cidade. Durante muitos anos, tinha um comportamento, digamos, 'excêntrico', pois na sua fantasia lúdica, simulava o comportamento de um típico guarda de trânsito - com gestual, apito, postura e até o hábito de "enquadrar" motoristas que ele considerava estarem violando as leis de trânsito.

Entrou para o folclore itabunense, tornando-se um pedinte de rua. Sempre muito simpático com quem o cumprimentava (e, principalmente, o contemplava com alguns trocados), no entanto sua gentileza não o livrou dos impiedosos desocupados, que sempre fizeram questão de o provocarem com deboches e insultos - que quase sempre tinham como reação da parte de Maia, palavrões e desaforos, mas sem relatos de agressões físicas.

Nos últimos anos, Maia tem sido visto com menos frequência nas ruas de Itabuna, que sempre foram seu 'habitat natural' (principalmente a Av. do Cinquentenário). Alguém aí tem notícias do Maia?

Nenhum comentário: